O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL




O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), divulgado no começo dessa semana, é um documento produzido por vários especialistas em Climatologia, que deixar claro que o impacto do Aquecimento Global será Grave, Abrangente e Irreversível.

Muitos cientistas que estiveram reunidos no Japão consideram que o relatório é a avaliação mais completa sobre o Impacto das Mudanças Climáticas questão ocorrendo na Terra. A quantidade de provas científicas do impacto resultante do aquecimento global é duas vezes maior em relação ao relatório de 2007.

Nas palavras do diretor do IPCC, Rajendra Pachauri: ¨Ninguém neste planeta ficará imune aos impactos das mudanças climáticas’.

Para Michel Jarraud, Secretário Geral da Associação Mundial de Meteorologia, não há mais desculpa para as ações antrópicas destrutivas do planeta. Jarraud afirmou que o relatório se baseou em mais de 12 mil estudos publicados em revistas científicas, portanto, trata-se de um texto com sólido embasamento científico.

POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL( Segundo o Relatório)


NA ÁGUA DOCE = Redução significativa de recursos de água de superfície e subterrânea na maioria das regiões subtropicais e secas,

NOS CONTINENTES = Grande porcentagem  de espécies terrestres e do monociclo terão maior risco de extinção sob a mudança climática projetada para o século XXI.

NAS COSTAS LITORÂNEAS = O nível do mar vai aumentar e os sistemas costeiros e áreas de baixa altitude vão experimentar submersão, inundações e erosões na costa.

NOS OCEANOS= Haverá redução da biodiversidade do  Talassociclo com impacto na provisão sustentável de recursos pesqueiros.

NOS ALIMENTOS = Quando o aumento médio da temperatura superar dois graus Celsius, haverá impacto deletério na produção de alimentos ( monoculturas de trigo, arroz e milho).

 NA SAÚDE = Aumento de problemas de saúde, sobretudo nos países desenvolvidos.

SEGURANÇA = Aumento  de risco de conflitos violentos ao amplificar as causas conhecidas desses conflitos. Ex.: A pobreza em antagonismo com princípios da economia.

NA ECONOMIA = Desaceleramento no crescimento econômico, dificultando a redução da pobreza.

O IPCC diminuiu o tom de risco para o discurso de que a Amazônia vai tornar-se uma Savana devido a uma mudança climática. ( rotulação de ¨Baixa Confiabilidade)


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 


http://www.dmdigital.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário