VÍRUS OS PIRATAS CELULARES QUE PARASITAM O HOMEM E OS DEMAIS SERES VIVOS




         
            Qual a origem dos vírus? A Ciência  não possui ainda uma resposta certeira. Por que milhões de pessoas que são parasitadas por vírus não conseguem se defender contra a pirataria virótica e morrem, enquanto outras anulam sua ação deletéria e sobrevivem?
           Os Vírus são agentes biológicos invisíveis,detectáveis apenas ao microscópio eletrônico e possuem código genético operacional somente em condições parasíticas. Não são dotados de células (acelulares).Sua organização máxima é molecular.Apesar de não possuírem metabolismo próprio, quando entram na célula se apoderam do controle metabólico dela e passam a utilizar sua maquinaria bioquímica para produzir os componentes que serão utilizados na formação de novos vírus, produzindo inclusive as chamadas enzimas de empacotamento que analogamente ao sistema de montagem de um automóvel, une as partes sintetizadas para criá-los.
            Pode-se dizer que os vírus são inegavelmente sistemas biológicos, pois ao parasitarem as células apresentam sistema de codificação genética idêntico ao das formas de vida constituídas por organização celular.
            As viroses são doenças que resultam da infecção viral que corresponde a invasão da célula pelo vírus. Em decorrência, há drásticas alterações na dinâmica metabólica da célula.Em certos casos as células passam a se dividir sem controle, dando origem a tumores, mas na maioria dos casos as células hospedeiras morrem.
            Um vírus que infecta uma célula pode ser comparado a um CD com um programa específico (software) para criar novos vírus. Esse programa seria o genoma viral. A célula seria comparada com o computador. Fora do computador o CD não é lido, analogamente, fora da célula o vírus é inerte, assemelha-se a um cristal mineral, pois sua estrutura é molecular.
            Além das viroses humanas como as Gripes, a AIDS, a dengue, o sarampo, a poliomielite a hidrofobia(raiva), a febre amarela, alguns tipos de vírus se relacionam também com o aparecimento de alguns tipos de câncer, a exemplo do HPV (papiloma vírus humano),que possui implicações no aparecimento de câncer de útero.
OS VÍRUS DA GRIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário