ALIMENTOS QUE PREVINEM CÂNCER

       


            Os tumores cancerígenos resultam de mutações deletérias que ocorrem na molécula de DNA e causam danos no sistema de controle das divisões celulares, denominadas mitoses. Essas divisões se encarregam de fazer a reposição de milhões de células do corpo para substituírem as que morrem diariamente, entretanto, certas alterações genéticas podem levar as células a se multiplicarem de forma desordenada. Uma célula com alguns genes adulterados, propaga erros às demais células que são formadas a partir de várias divisões sucessivas (mitoses). O resultado dessa multiplicação caótica é a formação de um amontoado de células desobedientes - o tumor. Se as células do tumor se restringem ao local onde ele se forma,o tumor é benigno, mas, se as células desobedientes passarem para a corrente sanguínea ou linfática e invadirem outros tecidos do corpo originando novos tumores, ele será considerado maligno ou câncer.
             No processo conhecido por metástase as células tumorais malignas se disseminam no corpo, colonizam outras áreas e formam novos tumores. De acordo com a teoria mais conservadora para a origem do câncer devem ocorrer de três a vinte mutações em uma sequencia definida para que uma célula normal se torne uma célula maligna. Essas alterações atingem os genes denominados “genes supressores” e “oncogenes”. Os supressores são os que determinam a produção de proteínas com capacidade de impedir a multiplicação de células que acumulam erros no código genético, uma delas é a proteína conhecida como “P53” que ativa a apoptose, processo de autodestruição da célula com DNA lesado.
            Devido à P53 o organismo deixa de formar muitos tumores cancerígenos, pois a primeira célula com erros genéticos acumulados é destruída antes que haja a produção de clones celulares com os mesmos erros.
            Os oncogenes, por sua vez, são os genes que estimulam as divisões celulares, portanto, as mutações neles podem fazer com que as células se reproduzam indefinidamente.
            Os tumores deveriam parar de crescer devido a problemas de nutrição, mas infelizmente, a maioria deles possui capacidade de induzir a formação de novos vasos sanguíneos, processo esse, conhecido como angiogênese.
          
             NUTRIENTES E ALIMENTOS QUE FAVORECEM A DEFESA DO CORPO, PREVENINDO O CÂNCER:

             1)    RESVERATROL : Atua na inibição de novos vasos sanguíneos em tumores, portanto, dificultando a difusão de células malignas.
     Alimentos:Uva, vinho, suco de uva, romã, amendoim.

         2) FIBRAS : Durante o processo digestivo, as fibras solúveis são                   fermentadas por bactérias benéficas, que produzem o ácido                           butírico, inibidor do crescimento de células malignas. Fibras                           insolúveis facilitam a digestão e assim, previnem câncer.
Alimentos: Aveia, arroz integral, trigo, lentilha e cevada (ricos em fibras insolúveis) e frutas (ricas em fibras solúveis )
         3)    LICOPENOS : São poderosos antioxidantes que atuam na                        prevenção do câncer de próstata.
Alimentos: tomate, caqui, goiaba, melancia, beterraba, pimentão vermelho, morango, pimenta vermelha, rabanete, cereja.
4 ).ISOFLAVONA :  Quando consumido por longo tempo, previne câncer de mama.
Alimentos: Soja.
5.) GINGEROL : Excelente antioxidante.
Alimentos: Gengibre.

6. CURCUMINA: Apresenta ação antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana.
Alimento: Curry.

7. ÔMEGA 3: Estudos sugerem que ele promove alterações na membrana plasmática das células malignas, bloqueando sinais específicos, necessários ao seu crescimento.
Salmão, sardinha, bacalhau, arenque, trufa, atum, avelã, soja, nozes, abóbora.

8. SULFORAFANO : Atua como antioxidante.
Alimentos: brócolis, repolho, couve-flor.  

       9) EPIGALOCATEQUINA  GALATO
          Quando o consumo diário for elevado, cerca de 1 a 2 litros por dia,terá           atuação no bloqueio da multiplicação de células malignas.

Alimentos: Chá verde.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 
http://www.dmdigital.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário