Tsunami e Terremoto na Civilização Atual...

NATUREZA EM FÚRIA OU DINÂMICA PLANETÁRIA QUE IGNORA A CIVILIZAÇÃO HUMANA?


A crosta terrestre representa apenas um por cento de toda a massa do nosso planeta,possuindo maior espessura em áreas continentais e menor no fundo dos oceanos.
Quando observamos o mapa mundi notamos que as configuirações dos continentes, com seus contornos, lembram as peças de encaixe de um quebra cabeça.De acordo com a teoria da Deriva Continental de Alfred Lyhar Wegener, todos os continentes que conhecemos na atualidade faziam parte há milhões de anos, de uma única massa continental conhecida como Pangeia(ou Pangea).Segundo ele essa enorme massa se fragmentou e os fragmentos resultantes se afastaram determinando as posições continentais verificadas atualmente na superfície do globo terrestre.Na realidade, esse processo de afastamento é contínuo, portanto os blocos continentais continuam a se mover sobre o manto, uma camada subjacente da crosta terrestre, com certa plasticidade e rica em silício,alumínio e magnésio(sial e Sima).
  A dedução da existência da Pangeia foi baseada  na análise de registros geológicos, registros fósseis e registros climáticos  dos diversos continentes.Estudos comparativos entre a América do Sul e África permitiram a Wegener concluir que ambos  tinham muitos elementos em comum, apesar de estarem afastados pelo Oceano Atlãntico.Grandes depósitos de carvão, provenientes dos períodos carbonífero e premiano, existentes na América do Norte, Europa, e na China, possuem suas jazidas nas mesmas latitudes médias. Estas jazidas teriam se originado a partir de grandes coberturas de vegetação densa que existiram a milhões de anos nas regiões próximas à linha do Equador.
  A partir da década de 1960, a utilização de novas tecnologias confirmou algumas das hipóteses de Wegener e determinou o surgimento de novas descobertas que permitiram a elaboração de uma teoria, que é universalmente aceita em nosso tempo- a Teoria da "TecTônica das Placas".nesse modelo teórico, os continentes estão em cima de  gigantescas placas seccionadas da crosta, que estão flutuando sobre o magma da regiãos subjacente- o manto terrestre.
  Estudos geofísicos denominam as forças que impulsionam as placas tectônicas de "correntes convectivas".
Essas correntes surgem devido aos diferentes padrões de aquecimento do palneta.Enquanto os materiais quentes existentes no manto forçam passagem para subir(corrente ascendente),as rochas resfriadas da Costa tendem a descer para o manto.

Os Terremotos

  A tectônica das placas, as atividades vulcânicas e os desmoronamentos internos que ocorrem abaixo da superfície da crosta são as principais causas de abalos sísmicos.
  Quando as partes da crosta terrestre se deslocam e provocam acúmulo de forças nas bordas, geram pressões intensas que podem provocar o deslizamento de regiões da borda ou de fraturamento.Em decorrência , há emissões de vibração. A tensão tectônicaa então é liberada causando o abalo sísmico(terremoto).
Devido também ao acomodamento de áreas em que se deu a saída do magma nas erupções vulcânicas, ou ainda a algum desabamento na sub-superfície da crosta surgem abalos sísmicos,geralmente de baixa intensidade.
  Para comparar a energia que é liberada pelos terremotos a partir do seu foco hipocentro( e não "epicentro", pois o foco está no interior  da Terra e não em sua suprefície),através de uma escala matemática, o pesquisador Charles F. Richter, do instituto de tecnologia da California, concebeu em 1935 a conhecida "Escala Richter de Magnitude".
  Como a magnitude de um terremoto é calculada pelo logarítimo da amplitude registrada pelo"sismógrafo"-aparelho que mede a vibração do interior da crosta, deve-se entender que um terremoto com a magnitude 8,0 é dez vezes maior do que o terremoto com magnitude 7,0 e cem vezes maior do que o de magnitude 6,0 na Escala Richter.Algo próximo a 50.00 teremotos ocorrem todo ano no planeta, e cerca de cem deles a a carretam danos sobre populações humanas.

Tsunamis (ou Maremotos)

  O têrmo tsunami é  japonês e significa "onda de porto".Abalos sísmicos que no fundo dos oceanos provocam ondas com até centenas de quilômetros de comprimento e que se deslocam com velocidade de até 800 km/h.Quando chegam próximas da costa litorânea reduzem drásticamente a velocidade, retraem-se e cres cem podendo alcançar mais de 10 metros de altura para, em seguida, avançar com grande poder de destruição sobre tudo que encontram pela frente.No terremoto de maior magnitude que se tem notícia na história -de 9,5 na Escala Richter que atingiu a costa do Chile em 1960, formou-se um tsunami que atravessou o Pacífico com grande velocidade e chegou ao Havaí devastando completamente o porto de Hilo.O tsunami que atingiu a costa leste do Japão foi gerado a partir de um abalo sísmico que ocorreu a 24km de profundidade a 130 km da Península de Ojika,No Japão.O terremoto de magnitude de 8,9 na Escala Richter aconteceu no dia 11,sexta -feira às 14h46,no horário do Japão, o que corresponde 2h46 no horário de Brasília.Mesmo sendo uma civilização tecnologicamente preparada para esse tipo de catástrofe, diante de poderosas forças da natureza que se estabeleceram na dinâmica geofísica do Planeta, muitas vidas foram ceifadas e a destruição de casas, prédios, pontes, estradas, linhas de transmissão de energia e parte da usina nuclar representam um colossal prejuízo para o Japão, que já passa de 100 milhões de reais estimados.
  Cataclismos como esse sugerem que a condição humana é mais frágil do que aparentemente supõe.Tecnologias e ciência elaborada não são suficientes para eximir o ser humano dos  efeitos destrutivos de tais intempéries.Pequenas pertubações no acomodamento das placas tectônicas determinama liberação de energia devastadora e incontrolável.
  Quando o ser humano é vitimado por catátrofes,nota-se uma intensificação na disposição solidária entre os homens, sem fronteira nacionalistas,étnicas,culturais,socioeconômicas ou "religiosas". O nefasto sentimento separatista que infelizmente norteia predominantemente as ações humanas fica temporariamente suspenso; entretanto, com o tempo, parece que tudo volta ao, dito normal, e não a expressão de uma estranha anomalia decorrente de uma  consciência fragmentada e condicionada, portanto, desintegradora
  Por que a saudável pujança da cooperação sobre a exploração, notoriamente evidenciada nos momentos de catástrofes humanas, não perdura com a mesma intensidade nas relações entre os homens e deles com a biosfera do Planeta?
  Se considerarmos que o Universo é um cosmo em que a ordem impera sobre o caos, que não são aleatórias as leis que o regem, então teremos que admitir que, no molde em que está estabelecida, a civilização humana não está em sintonia com o cosmo. Urge que sejam revisados os conceitos de progresso, de desenvolvimento e as concepções sobre o significado da existência humana no Planeta Terra.
  Uma radical mudanças de valores,tanto na interioridade do homem como no seu modo de ser e agir, será necessária para que a humanidade restabeleça sua integração com  toda a natureza, pois a natureza não se lmita apenas aos epifenômenos captados pelos nossos sentidos, ela se estende para além do sensorialmente abarcável, rompendo as fronteiras do conhecido, as fronteiras do que se consegue provar cientificamente,adentrando ao incomensurável desconhecido.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/  

2 comentários:

  1. É preocupante o estado em que se encontra o que chamamos de ´´civilização``, também temos que nos dar conta de que ´´nós somos o mundo`` e começar a pensar de forma coerente e elaborada para nós possamos interagir de forma harmonica com a mãe terra.
    Estarei sempre acompanhando as postagens.
    Quero mandar um grande abraço para o meu ex-professor Maurício Tovar.
    De:Gustavo Menezes Garcia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gustavo por acompanhar as postagens desse Blog que tem a finalidade de informar e despertar o lado reflexivo existente em cada um, dando a possibilidade de um maior despertamento, O professor Maurício com certeza está satisfeito em constatar a contribuição que ele teve na sua formação muito além da educação convencional.
    Obrigada pelo carinho.
    Um abraço

    ResponderExcluir