AQUECIMENTO GLOBAL E PRODUÇÃO DE ALIMENTO



            Em 2013, na Europa, uma onda de calor impactou sobre algumas plantações e fez os preços dispararem. Em 2012, um período de seca e calor nos EUA acarretou uma significativa redução na safra de milho. Isso nos dá uma pequena amostra do problema do aquecimento global.
            No início de 2013, um relatório feito por pesquisadores da Escola de Economia de Londres e um grupo de pensadores de Washington citou a necessidade de se criar um sistema de produção agrícola mais resistente às oscilações térmicas para que não haja uma drástica redução de alimentos, pois o maior medo em relação às mudanças climáticas se relaciona à desestabilização dos sistemas produtores de alimentos e consequentemente, o aumento da fome no mundo.
            No Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, de 2007, o aquecimento global era considerado como algo que provavelmente acarretaria benefícios para a agricultura em muitas regiões favoráveis ao plantio de monoculturas. Posteriormente, foi possível obter evidências de que algumas áreas apropriadas para o plantio de grãos estavam reduzindo a produtividade e, as projeções eram de que o aquecimento global deveria acarretar maiores efeitos deletérios. Como o dióxido de carbono é a principal matéria prima para que as plantas produzam moléculas orgânicas, pensou-se que, com o aumento desse gás na atmosfera aumentaria também a atividade fotossintética, e consequentemente, a produtividade agrícola. Os testes feitos em estufas artificiais apontavam nessa direção, entretanto, outros testes feitos posteriormente, em condições naturais, mostravam evidências de outros estresses nas plantas que eram provocados pelo aquecimento global.
            Entre 2007 e 2008, os preços dos cereais aumentaram mais do que o dobro em relação aos anos anteriores. Muitos países fecharam as portas para as exportações de alimentos e aconteceram muitos tumultos em vários países.

            No recente Relatório da Comissão do Clima, em Yokohama, no Japão – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de 2014 – a preocupação com a produção de alimentos se acentuou e houve Advertência sobre os riscos de Abastecimento Alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário