O BERÇO DO GIGANTE ADORMECIDO

     

   Mesmo com um volume de desmatamento anual  duas vezes maior do que o que ocorre na Floresta Amazônica no mesmo período de tempo, o Cerrado ainda possui a segunda maior biodiversidade entre os biomas brasileiros. Da sua área original equivalente a quase  2 milhões de km2 , apenas 3% está protegida por Unidades de Conservação
            Com mais de 30% da biota brasileira,o cerrado é caracterizado por uma heterogeneidade de tipos fisionômicos como arbustos, gramíneas e árvores esparsas de médio porte.Nele, podemos encontrar o Cerradão com árvores com porte de 8 a 10 metros de altura, estabelecidas sobre um solo rico em água e em nutrientes e também as Matas de Galerias que são um tipo de vegetação densa que se desenvolve nas proximidades de lençol de água aflorado na superfície do solo. Essa formação também se estabelece em solos férteis com grande disponibilidade hídrica. Outras formações ainda pertencentes ao bioma como um todo são o Campo Rupestre encontrado nas áreas de contato do Cerrado com a Caatinga com  uma vegetação predominantemente arbustiva e o “Cerrado” propriamente dito, composto essencialmente por espécies arbustivo-arbóreas de caules retorcidos, intercalados com as gramíneas,com espécies semi-arbustivas e com ervas.Podemos identificar ainda o Campo Úmido, que permanece alagado na estação chuvosa e enxuto na estação seca,e também a Vegetação que Aflora em Rochas Maciças com espécies de cactáceas  bromeliáceas e também algas associadas simbioticamente com fungos, conhecidas como líquens.
         Os  quase 25% de área original da Savana Brasileira incidem sobre os estados de Goiás,Tocantins, Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
         Apesar da magnifica biodiversidade, com muitas espécies autóctones de animais e plantas que resguardam uma incalculável riqueza ecológica e genética com potenciais benefícios para a humanidade,os estudos pontuados sobre o tema ainda são pouco compreendidos e considerados no discurso sobre sustentabilidade.

          Não fosse o bastante,no Cerrado estão as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul,imprescindíveis na criação e manutenção das diversas formas de vida dos biomas do Brasil e do Continente, portanto,o Cerrado é o legítimo “Berço do Gigante Adormecido” que está acordando e deve ser protegido e preservado para, não se transformar em Sepultura.

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 
http://www.dmdigital.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário