ALTO PARAÍSO NO PLANALTO CENTRAL NA MIRA DOS INTERPRETES DA PROFECIA MAIA

Pirâmide Maia 


             
                Pessoas de todas as partes do mundo não param de chegar a Alto Paraíso no planalto central. A profecia Maia com data marcada para o final de um ciclo evolutivo em 21-12-2012 está tirando o sono de muita gente. A turbulência na economia mundial juntamente com o cenário de mudanças climáticas decorrentes de atividades antrópicas e/ou alterações nas atividades solares reveladas por estudos astronômicos estão turbinando a imaginação daqueles que se fazem interpretes da profecia.
            O assunto está tão em moda que ganhou a tela da Tv globo na sexta feira dia 9, no programa Globo Repórter. Abrigos subterrâneos estão sendo construídos e existem pessoas fazendo estoques de alimentos e de água para um longo período de tempo depois das catástrofes.
            Em diversos países há pessoas deixando para traz seus empregos ou negócios e a vida que levavam, para se dirigirem a redutos, que acreditam que estarão isentos das intempéries que vão assolar o planeta na data profetizada pelos maias. A Chapada dos Veadeiros no planalto central do Brasil é um desses locais. Muitas pessoas que chegam à região dizem ter sido impulsionadas por uma vontade maior do que seus desejos racionais.Céticos a parte,o fato é que pessoas de diferentes culturas e também,de níveis culturais distintos, não param de chegar à chapada, sempre convencidos de que estão aptos a viver em harmonia com a natureza do local, que acreditam, seja altamente energizada. Para esses peregrinos, a energia vibracional da região auxilia no despertamento das faculdades superiores, que geralmente se encontram soterradas pelas pressões do dia a dia alucinante das metrópoles.
            A região da Chapada dos Veadeiros abrange os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança e Colinas do Sul. Destaca-se na região o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek. Compreende uma área de 65.514 hectares com sua maior parte preenchida por vegetação típica do Cerrado. Cachoeiras com quedas de água que chegam a 120 metros, piscinas naturais com mais de 250 metros de diâmetro e cânions enormes com extensos paredões rochosos são poderosos atrativos para quem está ávido de um contato mais profundo com as energias renovadoras, emanadas pela impoluta e soberana natureza da região.
            A quantidade e qualidade de locais belíssimos que está a disposição dos seus habitantes e visitantes, fazem da Chapada dos Veadeiros uma das regiões mais espetaculares do planeta. Basta lembrar que, em 2009, a National Geografic Adventure, através de uma pesquisa com mais de dois milhões de leitores, apontou o Brasil como o melhor lugar do mundo para o ecoturismo e, é claro, entre os lugares de maior relevância, destacou a região da Chapada dos Veadeiros.          
            Dotada de mananciais de águas limpíssimas, a Chapada é drenada pelos afluentes dos rios Paraná e Maranhão, que mais ao norte irão se incorporar ao Rio Tocantins. Estudos de hidrologia demonstram a total isenção de poluição nas inúmeras fontes de água cristalinas que minam em vários sítios existentes na região.
            Felizmente, grande parte da população de Alto Paraíso parece estar envolvida com a causa ambiental. Provavelmente, um grande contingente de pessoas que hoje moram na cidade ou na zona rural veio das grandes metrópoles para saírem de um modelo civilizatório sustentado por níveis alarmantes de degradação ambiental para viverem de acordo com uma concepção existencial ecológica.
            A influência desses “novos” habitantes acabou favorecendo o florescimento de uma mentalidade geral mais responsável em relação à qualidade e preservação das belezas naturais da região. Muitos grupos, que se enquadravam no passado, nas chamadas “sociedades alternativas”, atualmente, conseguem conciliar a sobrevivência através de atividades relacionadas ao comércio, agricultura, turismo, cultura e ao artesanato com uma nova proposta existencial que coloca como prioridade a necessidade do ser humano se harmonizar com a natureza e consigo mesmo.
            Um personagem bem adaptado em Alto Paraíso, conhecido como Zé Madureira, possui uma grande e farta horta em seu sitio, onde produz hortaliças totalmente orgânicas. Além de usufruir de uma alimentação muito saudável, sobrevive do fornecimento contínuo para vários restaurantes e pousados da cidade. Segundo suas próprias palavras, a horta lhe dá uma sobrevivência digna, e ele se sente muito bem por beneficiar as pessoas com alimentos de alta qualidade. Trabalha com satisfação no manuseio da horta durante algumas horas do dia e, além disso, seu ritmo de vida é muito favorável para a meditação e, consequentemente, harmonização com a natureza revitalizante.
Cachoeira na chapada dos veadeiros
            Para alguns místicos, as pessoas que chegaram de diversos locais do país e do mundo e continuam a chegar, se ajustando rapidamente em novos nichos, são os arautos da uma nova era que está chegando.
            Dentro do conjunto dos muitos locais da região, podemos destacar a Cachoeira do Macaco, a 40 km da cidade de Alto Paraíso, o Morro da Baleia, local muito estimado pelos espiritualistas que o procuram para realizar vigílias noturnas sob o céu estrelado, caminhadas em trilhas, meditações e banhos de hidromassagem natural. O Vale da Lua, lugar exótico que de fato nos faz lembrar uma paisagem lunar, o Salto do Rio preto, próximo ao vilarejo de São Jorge, com sua magnífica cachoeira com queda de 120 metros.
vale da lua-Alto Paraíso-Go
            Além desses locais, podemos citar o Jardim Maytrea, Raizama e as cachoeiras de almécegas I e II. Todos esses lugares parecem exercer enorme fascínio sobre as pessoas, despertando nelas o lado mágico que, na maioria das vezes, já se encontrava soterrado pelas castigantes intempéries impostas pelo ritmo da vida urbana. A Chapada dos Veadeiros impressiona a todos que a visitam não só pela excepcionalidade de sua natureza, mas também pela tangível força mágica que ecoa na atmosfera pessoal, proporcionando às pessoas bem-estar e satisfação por estarem simplesmente celebrando e usufruindo as maravilhas da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário