Mãe Terra- A grande provedora da espécie humana e de toda a biodiversidade planetária.

  Uma das teorias mais aceitas sobre a origem do universo é a teoria do BigBang, de Gamow.Ele propõem que o universo surgiu a partir de uma explosão cósmica que liberou uma enorme quantidade de energia e criou o espaço-tempo. Observações feitas por poderosos telescópios confirmam que o universo está em expansão e que as galáxias estão se afastando, mas o que teria determinado a tal explosão? Os cientistas estimam que ela ocorreu aproximadamente há quatorze  milhões de anos, e que durante grande parte desse tempo houve formação de várias galáxias e sistemas solares.Numa delas-a Via Láctea, mas especificamente no sistema solar, formou-se um belíssimo planeta azul conhecido por Terra. Um planeta que reuniu raras condições para abrigar uma fantástica diversidade de formas de vida.
  A distância da Terra ao sol foi determinante para que as temperaturas fossem adequadas à sobrevivência dos seres do planeta.
Se ela tivesse na posição de Marte, sua temperatura média seria muito baixa, portanto, inadequada para abrigar suas formas de vida, pois não existiria água no estado liquído. Caso estivesse na posição de Vênus, sua temperatura média seria elevadíssima, portanto, incompatível com as variedades de vida orgânica que conhecemos na Terra.
  Tanto o sol quanto a lua, nas posições onde se encontram em relação à Terra, são fundamentais para que ela mantenha um equilíbrio dinâmico nutre litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera.Essa última, correspondendo ao conjunto de todas as espécies de vida do planeta, de simples procariotos unicelulares, as bactérias, até complexos eucariotos como os mamíferos.
  na verdade, uma pequena porção de energia solar que chega à superfície do planeta é responsável pela manutenção de toda a vida da biosfera , pois essa energia  luminosa de origem solar é convertida em matéria orgânica por algas e plantas, através do processo da fotosíntese.Esses organismos,conhecidos como produtores(algas e plantas,vão servir de alimentos para diversos tipos de consumidores, constituindo uma teia alimentar.
  Pela Teoria de Gaia, que concebe a Terra como sendo um grande organismo vivo, a biosfera está completamente integrada e interdependente na grande teia da vida planetária.
  O homem(Homo sapiens), quando concebido apenas como espécie biológica, possui algo em torno de um milhão de anos de presença na Terra, ou seja, é uma espécie recente na história evolutiva  do planeta(naturalmente reconstituída pelo próprio homem)
De onde veio o homem? Quem é ele?O que faz na Terra? A antropologia clássica vai responder que ele é um mamífero evoluído, um primata que anda especialmnte de forma ereta, que teve um desenvolvimento cerebral considerável que lhe permitiu a manifestação de uma consciência individual. Devido ao fenômeno da consciência produzido pelo cérebro-O homem foi capaz de edificar culturas,  civilizações deixando legados de suas experiências paras gerações que se sucedem na marcha do tempo. Entretanto nos registros de todas as culturas humanas há menções de que o homem é mais que um mamífero intelectual, de que sua inteligência,  sua consciência são por si mesmas um atestado de que nele há uma convergência de energias mais sutis  do universo. Ressaltam que à medida que o homem processa a interpreta ideias mais abstratas  refina o seu emocional, aumenta a sua ânsia de viver com mais plenitude.
  No novo paradigma da Ciência no primado da consciência, o homem é uma entidade não local(uma consciência imaterial ou espiritual) que utiliza um vínculo corpóreo feito de matérias próprias do meio terrestre, no caso os elementos químicos que se organizam para formar biomoléculas complexas,células , tecidos,órgãos, sistemas e o organismo como um todo. Nesse paradigma a concepção de evolução ao acaso não faz sentido, pois seria comparada a algo do tipo: "pegue tijolos,cimentos,azulejos,tintas etc. coloque em um terreno  tudo isso por si só formará um edifício complexo dinâmico(?)". A própria molécula de DNA(Ácido Desoxiribonúcleico)presente no núcleo das células, ao controlar todos os processos metabólico existentes em todos os seres vivos do planeta, opera de forma muito mais complexa do que qualquer computador programado, portanto soaria uma certa irracionalidade em concebê-la, essa misteriosa molécula,como um simples acaso bioquímico.
  Ao examinarmos padrões de complexidade em animais  em plantas, verificamos que eles revelam uma notória escala evolutiva. Assim, nos estudos de zoologia comparada  de Ecobotânica, o pesquisador atento não trará dificuldade para perceber o advento de características que surgem na espécie como "alavancas' evolutivas.
  Considrando a Terra como um imenso laboratório vivo que processa initerruptamente uma grande exuberância de vida orgânica, podemos nos considerar os hóspedes do planeta, pois somos uma consciência que se utiliza de um corpo de alta complexidade, plasmado por matéria prima terrestre.
  Nosso corpo, na verdade, se nutre de energia solar presente nos alimentos processados no planeta.A "Mãe Terra" capta e converte a energia luminosa vinda do sol em energia química, que está presente nos diversos tipos de alimentos que utilizamos. Ao passarem pelo sistema digestório, os alimentos são transformados em nutrientes para serem absorvidos e disponibilizados para vitalizar cada uma de nossas células.
  O sol emana a sua radiância luminosa para a Terra que a capta, transforma-a e a disponibiliza para seus hópedes.
  Segundo o Evangelho Essênio, Jesus ensinava uma oração ao pai celestial (o "Pai Nosso") e também uma oração a "Mãe Terra".
Eis a oração:
"Abençoado seja o filho de luz que conhece a sua Mãe Terra, pois ela é doadora da vida.
  Saiba que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás nela.Foi ela quem te gerou, que te deu vida, te deu esse corpo que um dia tu devolverás.
  Saibas que o sangue que corre nas tuas veias nasceu do sangue de tua Mãe Terra. O sangue dela cai das nuvens, jorra do ventre, borbulha nos riachos da montanha, flui abundantemente nos rios das planícies.
  Saibas que o ar que respiras nasce da respiração de sua Mãe Terra.O alento dela é o azul celeste das alturas do céu  o sussurro das folhas da floresta.
  Saibas que a dureza dos seus ossos foi criada da dureza dos ossos de sua Mãe Terra.
  Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne da tua Mãe Terra.
  A luz dos teus olhos e o alcance dos teus ouvidos nasceram das cores e  dos sons de sua Mãe Terra, que te rodeiam feito as ondas do mar cercando o peixinho.
Como o ar tremelicante sustenta o pássaro, em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra.Ela está em ti e tu estás Nela.
  Dela tu nasceste, Nela tu vives , e para ela voltará novamente.Segue, portanto as suas leis ,pois teu alento é o alento dela. Teu sangue, o sangue dela. Teus ossos, os ossos dela. Tua carne, a carne dela.
Teus olhos e teus ouvidos são Dela também.Aquele que encontra a paz na sua mãe Terra não morrerá jamais.Conhece essa paz ao teu coração.Realiza essa paz com o teu corpo."


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário