Ciência,filosofia e religião integradas em nova consciência.

Sócrates- Conhece-te a ti mesmo"


O edifício da Ciência está quase inteiramente alicerçado sobre o método científico, entretanto, nas elevadas esferas do pensamento científico vamos encontrar sinais de uma disposição conceptiva menos ortodoxa, menos submetida ao que é apenas experimental e sensorial. Pináculos da Ciência ousam rasgar excessivo convencionalismo metodológico que se tolhiu por tanto tempo.Sentem que não necessitam mais permanecer acorrentados aos "sistemas lógicos". Rompem os contatos com a ortodoxia dos dialetas de um mundo que já está morto e precisa ser sepultado, e ao modo de um grande foguete, abandonam definitivamente aquele estágio que não deve mais prosseguir e rumam resolutamente, sem a carga pesada que se tornou inútil, em direção ao real.
A vida se renova -prelúdio de uma nova humanidade
É óbvio que o legado de Galileu- método científico-é uma alavanca valiosa para execução de inúmeros trabalhos cientificos. Observar, indagar e identificar o problema a ser identificado. Pesquisar, levantar e testar hipóteses para estabelecer um conjunto coeso de conhecimento que irão compor uma teoria, constituem uma espécie de roteiro a ser seguido por quem vai "fazer ciência". Entretanto, o método científico tem suas limitações. A própria criação de hipótese fundamenta-se em estudos prévios sobre o problema levantado, portanto leva-se em conta as proclamações que outros já teceram sobre o assunto. Sendo assim, o nascimento de um "novo" conhecimento, na verdade fundamenta-se em uma premissa que se admite como válida.

ERUDIÇÃO FILOSÓFICA
Qualquer leitor pode se interessar por conhecer ideias de renomados filósofos que se tornaram proeminentes na história do ocidente e do oriente e , ainda que possa versar sobre os pensamentos filosóficos de cada um deles, não significará que tal indivíduo seja necessariamente um filósofo. Por outro lado, poderá ocorrer de alguém sem erudição, ser um legítimo filósofo independente de que tenha conhecido ou se identificado com outros filósofos. Aquele possui erudição acerca dos filósofos, esse é um filósofo sem erudição.
A disposição filosófica é um estado de ser que se manifesta no homem , um tropismo em direção ao saber que ultrapassa palavras e  definições. Movimenta-se pela insatisfação em relação a "frases feitas", aos "chavões" e aos dogmas que amordaçam o espírito humano. Uma disposição que reaviva no homem a sua capacidade de luta contra o sectarismo, contra os que destroem a sensibilidade e ocultam a verdade real. Munição contra a prepotência egolátrica. Uma busca da verdade em demanda da própria verdade."Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Quando o filósofo disse:"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás deuses e os universos". Deixou transparecer que disposição para o autoconhecimento é imprescindível para o homem que tenha pretensão de descobrir a verdade. Não se trata do que "eu acho"ou do que o "outro fulano acha" Sócrates compreendeu seu "eu personal", resultou da temporalidade, pois está sujeito aos imperativos de um tempo específico. No entanto, está alicerçado sobre um Sócrates atemporal, não subordinado a uma cultura. Seu "Conhece-te a ti mesmo"- que na verdade não é seu- ecoa em cada um de nós.diz respeito a uma possibilidade de realização do ser humano.

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE

Se considerarmos as religiões com instituições doutrinárias detentoras de "verdades absolutas"que dão subsídios para orientar os fiéis ao caminho do bem, teremos que admitir que cada uma delas, certamente se julgará a " mais verdadeira"ou pelo menos a que se apresenta como sendo a "melhor".Todavia, o autêntico sentimento de religiosidade não depende da submissão à essa ou àquela outra instituição, ainda que para muitos ela possa oferecer subsídios de consolo e de conforto espiritual. Algumas religiões tradicionais foram arquitetadas por autênticos mestres espirituais. São sistemas mágicos criados conscientemente no passado para auxiliarem na ordem, social e para subsidiarem o progresso espiritual dos indivíduos a partir da revelação e da reverência ao mistério Outras foram criadas por reformadores, que talvez não tenham compreendido o sentido dos dogmas, dos rituais e dos mistérios como substitutos do racionalismo e da investigação filosófica.
Com a expansão da consciência humana, mesmo marcada por luzes e sombras, por suor, lágrimas e sangue, a humanidade do terceiro milênio ampliou a sua caminhada filosófica e cientifica. Em decorrência uma nova Ciência baseada no primado da consciência está nascendo. Uma Ciência que leva em conta que a própria disposição filosófica e religiosa do ser humano é um impulso atávico em direção ao ser. Em sua base conceptiva, as interações de párticulas sub-atômicas, de átomos e de moléculas que operam na estruturação da matéria não são resultantes do acaso. Estão de algum modo vinculadas a um movimento da consciência e por isso há nelas uma ordem subjacente. Estudos da Mecânica Quântica, de acordo com Amit Goswami, PhD em física Quântica e professor titular da Universidade de Oregon nos estados Unidos, corroboram esse paradigma.
Apesar das conquistas da Ciência, nunca a humanidade careceu tanto de uma Religião Universal, quanto agora. Provavelmente, porque a maioria dos sistemas religiosos que operam em nossa época, ignoram ou desconsideram que os tempos são outros e que as chamadas revelações divinas, certamente se limitam apenas aos arautos que viveram no passado da humanidade. Afinal de contas é o homem de hoje, de aqui e de agora que pode ser o "Vaso" vivo e pápavel para que a divina Consciência possa se manifestar entre nós.
A Ciência apartada da filosofia e do legítimo sentimento de religiosidade proveniente da essência humana resulta inevitavelmente em ação fragmentada, conflitos e neuroses cada vez mais acentuadas. O parto poderá ser doloroso, mas a nova humanidade que está para nascer saberá unificar e harmonizar Ciência, filosofia e religiosidade e traduzirá essa tríplice consciência numa ética que se aproximará progressivamente daquela recomendação atemporal do Mestre:"Amai- vos uns aos outros como eu vos amei".

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/

ECOETRIX VIVENCIA NA MONTANHA

CENTRO DE EDUCAÇÃO MULTIVERSAL, PERMACULTURA E RESGATE DAS TRADIÇÕES LOCAIS.
Horário: 14 maio 2011 às 7:00 a 15 maio 2011 às 17:00
Local: Parque Escola ECOETRIX
Rua: Serra do Cantagalo
Cidade: São Thomé das Letras/MG
Telefone: 11.80852500
Tipo de evento: vivencia
Organizado por: Ricardo Semealuz
Horário: 14 maio 2011 às 7:00 a 15 maio 2011 às 17:00
Local: Parque Escola ECOETRIX
Rua: Serra do Cantagalo
Cidade: São Thomé das Letras/MG
Telefone: 11.80852500
Tipo de evento: vivencia
Organizado por: Ricardo Semealuz
Programação: - Introdução a Permacultura e a Educação Multiversal, Telhado de Sapé, Paredes de Super Adobe, WC Seco com Pau a Pique, Horta Mandala, Aspiral Ervas, Plantio Coletivo Sementes e Mudas, Ecotrilha 360 nas Nuvens.


ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

 *Ricardo Semealuz, Rede Permacultura Social Brasileira


 *Max Továr, Psicoterapeuta em Reprogramação Energética


 *Bárbara Továr, Coordenadora do ParquEscola EcoEtrix

 *Sebastiao Martins, Gerenciamento de Obras do Parquescola EcoEtrix.

Matéria, vida,mortalidade.Sobrevivência e imortalidade.

Matéria, vida,mortalidade.Sobrevivência e imortalidade.

  Ao tomarmos consciência de um acontecimento  acidental como o que atingiu a nação japonesa, em que milhares de vidas humanas foram interrompidas subitamente pelo tsunami proveniente do abalo sísmico que se deu no assoalho do fundo do oceano, somos inevitavelmente convidados a refletir sobre o significado de nossas existências terrestres no período de tempo relativamente breve em que seremos hóspedes do planeta.
  A ciência em seu propósito de investigar  ochamado "mundo fenomênico" admite e sentencia que a matéria que compõem todos os seres vivos da Biosfera não é destruída com a morte do organismo.Os elementos químicos  que estruturam os corpos são "devolvidos"ao planetas e poderão ser utilizados novamente na formação de outros corpos. A formação biológica é que são passageiras. Os átomos que estão presentes nas moléculas e nas células dos seres vivos submetem-se a ciclos, pois ora apenas no corpo planetário.
  Os empiristas e materialistas "abominam" a ideia, para eles absurda e incompreensível, de que a matéria prima de tudo aquilo que consideram "concreto" no universo seja fonte não local e atemporal, por isso equivalente à proclamação da existência d uma consciência transcendente ao tempo e ao espaço, o que representaria a derrocada de tudo que o intelectualismo materialista pretendeu e pretende na esfera do conhecimento humano. Quiçá a aceitação de uma realidade espiritual como base de toda ,manifestação física captada pelos sentidos humanos. O paradoxo, entretanto está evidenciado a partir dos avanços da Física moderna.Muitos trabalhos realizados ao âmbito da Física Quântica permitiram a construção de um princípio não-local atuante sobre objetos quânticos separados a grandes distâncias .Em 1982, a aceitação de um princípio não local de natureza transcendente ao tempo e ao espaço o correu a partir de uma experincia feita por Alain Aspect. e seus colaboradores.A experiência forneceu evidência inequívoca de dois fótons correlacionados influenciam-se instântaneamente,mesmo estando a grandes distâncias.
  É importante  que se compreenda que em Física Quântica um fóton(Quantum de Luz), não possui atributo algum antes de um observador e pesquisador realizar mensurações com eles. Os "objetos quânticos" são apenas possibilidades.É a nossa observação-participação da consciência-que irá causar o "colapso' do objeto quântico, tornando assim uma partícula mensurável.De que modo a conexão entre os fótons pode ser mantida instântaneamnete e independente da distância dos mesmos? A conclusão é que a conexão ocorre por meio de um domínio não local da consciência e manifestada aos nossos sentidos.
  No consenso básico do dualismo matéria-espírito caberiam as indagações:
-Que seria um universo puramente material? Um amontoado de párticulas desconexas.
-Que seria um universo puramente espiritual? Uma consciência imanifesta.
  Sem o espírito a matéria não teria sentido assim como sem uma forma(ainda que com matérias mais sutis) o espírito não teria como se manifestar.
  A realidade que é o todo abarca o ponderável e o imponderável, o objetivo e o subjetivo, sendo a consciência a usufruidora de ambos os aspectos.
  Todos os seres vivos da Biosfera estão sujeitos a lei do ciclo vital, ou seja nascem, crescem e experimentam certa plenitude orgânica, declinam e inexoravelmente morrem. Se considerarmos o pr´prio Planeta Terra como um organismo vivo-concepção da Teoria de Gaia-ele também é mortal, ainda que com um ciclo temporal bastante longo.Até mesmo as estrelas nascem e morrem.
  Algumas combinações favoráveis podem prolongar a vida do ser humano na dimensão orgânica. Dietas bem balanceadas com menos toxinas,mais anti-oxidantes e dosagens equilibradas de carboidratos. e proteínas, execução diária de Hatha -Yoga, consumo moderado de vinho nas refeições e processos cirúrgicos compat´veis com os avanços da medicina são algumas dessas medidas.Pesquisas da genética molecular estão a sugerir que, em um futuro não distante a "chave" para que o DNA regenere as células que estão envelhecendo será encontrada, e garantirá um grande prolongamento da vida humana. Mas, positivamnete, se isso ocorrer, ainda assim o homem biológico continuará a ser mortal.
  Alguns homens se vangloriam e se satisfazem com uma espécie de " imortalidade' de suas personalidades através de produções de obras que ganham o reconhecimento na cultura desta e das futuras gerações.Seus nomes ficariam imortalizados nas memórias de muitas gerações. outros acreditam que se imortalizaram através  de seus genomas transmitidos aos descendentes. Não é difícil cosnstatar que tais concepções sobre a imortalidade são , na verdade evasivas do pensamento do homem diante da constatação de que seu tempo na Terra é breve.
  Os inúmeros fatos de E.Q.M. (experiências de quase morte) e certos casos de mediunidade(canalização)sugerem que há um princípio no homem que sobrevive aos o fenômeno da morte física. Há alguns casos de E.Q.M. em que as pessoas se lembram com detalhes de fatos de suas vidas regressas.O nome que se dá  a esse princípio varia de uma doutrina para outra.Se "espírito", "alma" ou "atman", não importa.Afinal a palavra não é a coisa.
Considerando essa sobrevivência poderíamos indagar:seria esse princípio imortal o acervo de nossas memórias identificações  e experiências obtidas ao longo do tempo?Ou seria uma espécie de consciência individual, com possibilidades de aprendizagem e ampliação de consciência?
  Se um homem se encontra relativamente limitado em sua percepção condicionado por alguma ideologia, que por alguma razão lhe soou como agradável,mas que na verdade está freando a expansão do seu ser-for assaltado repentinamente pela morte, sobreviverá. entretanto não necessariamente terá alcançado aquilo que todos os autêncticos mestres espirituais da humanidade denominaram de conquista da imortalidade. "Naturalmente que esses mestres não acariciam a ideia de imortalidade de nosso "ego", nossa personalidade que pode e deve der reformulada e refinada aqui e agora, a partir da expansão da nossa consciência.
  Jesus Cristo-arauto imortal da Divindade foi incisivo ao dizer:"Quem beber de minha boca se tornará como eu,e eu serei o que ele é.E as coisas ocultas lhe serão reveladas."Nessa sentença do Evangelho de Tomé, encontrado em 1945 num antigo cemitério de Nag Hamamadi no Alto Egito, o mestre revela aos díscipiulos que a "vivência(conscientização plena),de seus ensinamentos é a base legítima para a conquista da imortalidade.Matéria,Espírito,vida,morte,sobrevivência e imortalidade coexistem no grande TODO.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/  

Ecologia e Economia -Unidas Para Nova Consciência Planetária


    Após sua formação, o planeta Terra reuniu condições favoráveis ao surgimento da  biosfera a partir de uma evolução fisico-química, que culminou com a formação de ácidos nucleicos e proteínas. Do início do surgimento da vida-há cerca de 3,4 bilhões de anos- ao  momento atual de sua existência, a Terra passou por várias transformações geomorfológicas. Muitos ecossistemas foram destruídos cedendo lugar a outros que estabeleciam, numa cadeia de mudanças que continua em andamento.
    Não há dúvida de que em certos  momentos de sua história, a Terra passou por variações climáticas significativas em decorrência  das chamadas causas naturais. O ciclo solar, por exemplo, com variações de intensidade do vento solar e de seu magnetismo, interfere natuaralmente no clima terrestre.
    De acordo com a "Convençao Quadro das Nações Unidas para Alteraçõe Climáticas"(C.Q.N.U.A.C.), as chamadas "mudanças climáticas" são atribuídas a atividades antrópicas que de algum modo afetam a atmosfera, como por exemplo a enorme quantidade de emissão de gases de efeito estufa(GEE), decorrentes principalmente de atividades industriais.
    Existem ecólogos que chegam a colocar em dúvida se o aquecimento global é decorrente dessa ação antrópica. Entretanto, a tese mais admitida é que o relevante aumento de temperatura é antropogênico e está se manifestando de forma acelerada no panorama climático do planeta.
    Se tomarmos como base o modeleo de civilização industrial alicerçado no primado do petróleo, e se  considerarmos que os países em desenvolvimento almejam atingir  índices de produção industrial nos patamares dos países desenvolvidos, seríamos como cegos caminhando rumo ao abismo, pois não teríamos matéria-prima suficiente em nosso planeta para atender tal demanda e ainda ampliariamos a carga poluidora em níveis insuportáveis para a biosfera como um todo.
    O grande desafio que se impõe sobre a humanidade desse novo milênio é o desafio que exigirá dela  a integração dos conhecimentos de ecologia e economia, tendo em vista  a melhoria das condições sociais para todos, a preservação ambiental e um desenvolvimento técnico-científico de ponta.
    Uma comunhão de esforços pessoais, não em demanda de interesses pessoais mesquinhos e egocêntricos, sempre movidos pela doença denominada "fantasia da separação", cujo sintoma típico é a ilusão de se sentir um 'ente" a parte do processo, sem nenhuma  correlação com a iminência  do caos, intocavelmente salvo em sua "torre de marfim" - e sim uma comunhão que demande um desenvolvimento sustentável calcado em uma unidade de propósito,que leva em conta a qualidade do ambiente, o investimento em tecnologias apropriadas ao que o ambiente comporta e a justiça social.
    Estudos ecológicos já mostraram que se todos os habitantes da Terra tivessem o padrão de consumo dos europeus ou dos americanos, teríamos que ter de três a seis planetas Terra para atender a demanda de matérias-primas exigidas. Continuar portanto sob a regência do paradigma desenvovimentista desse progresso é caminhar  inevitavelmente para um beco sem saída.
    De acordo com o relatório dos fundos das Nações Unidas, a população mundial deverá em 2050 com mais de 9 bilhões  de habitantes e a estimativa é de que 80% deles estarão nos países etiquetados "em desenvolvimento".Sabe-se que atualmente, mais de 80% de todo o consumo mundial se concentra nos países desenvolvidos,que possuem menos de 20% da população mundial.
    No Brasil, a estimativa é de que a população em meados do século XXI chegue próxima a 250 milhões de habitantes. Atualmente mais de 80% da população brasileira está vivendo nas zonas urbanas, entretanto, uma parte considerável que vivem em cidades menores continuam mantendo suas realções com atividades rurais.
    O Brasil possui uma anatomia geológica e um conjunto de biomas que o colocam em destaque no cenário das nações do mundo devido à sua imensidão de riquezas naturais.Temos abundante reservas de água doce no recente anunciado aquífero "Alter do Chão", o maior do mundo exclusivamente brasileiro. Há também um outro enorme  reservatório natural com sua maior parte no subsolo brasileiro- o Aquífero Guarani, que agora fica em segundo lugar quanto ao volume de água doce que possui. A insolação que atinge o território brasileiro é uma das maiores do mundo - esta energia  poderia estar melhor aproveitada,haja vista a Alemanha, que com muito menos, é o maior produtor(captador e armazenador)de energia solar do mundo , contribuindo significativamente para as crescentes demandas.
    O conjunto de unidades de conservação que existe atualmente no Brasil é da ordem de  setenta milhões de hectares. É necessário que elas sejam preservadas por políticas públicas e adequadas a fim de se tornarem produtivas, gerando novos empregos e recursos próprios para se autopreservar.
    A Ecologia é uma ciência unificadora. Ela estuda a estrutura e a função da natureza a fim  de que o homem possa utilizar de forma racional o conjunto de conhecimentos e possa também construir uma consciência voltada para a cooperação planetária.
    Em um mundo ainda regido pelo signo do "salve-se quem puder", ela insinua- se como pontífice de uma era  ja marcada pela degradação, para uma sensata era - por ora apenas idealizada de solidariedade entre os homens e dele com a natureza. Se o planeta Terra pode ser considerado um grande organismo vivo, como afirma o renomado ecólogo autor da teoria de Gaia, James Lovelock, o hóspedes Homo Sapiens devem se harmonizar com toda a biosfera, pois seus corpos e aquilo que os constituem pertencem ao "todo" desse grande ser.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/