Matéria, vida,mortalidade.Sobrevivência e imortalidade.

Matéria, vida,mortalidade.Sobrevivência e imortalidade.

  Ao tomarmos consciência de um acontecimento  acidental como o que atingiu a nação japonesa, em que milhares de vidas humanas foram interrompidas subitamente pelo tsunami proveniente do abalo sísmico que se deu no assoalho do fundo do oceano, somos inevitavelmente convidados a refletir sobre o significado de nossas existências terrestres no período de tempo relativamente breve em que seremos hóspedes do planeta.
  A ciência em seu propósito de investigar  ochamado "mundo fenomênico" admite e sentencia que a matéria que compõem todos os seres vivos da Biosfera não é destruída com a morte do organismo.Os elementos químicos  que estruturam os corpos são "devolvidos"ao planetas e poderão ser utilizados novamente na formação de outros corpos. A formação biológica é que são passageiras. Os átomos que estão presentes nas moléculas e nas células dos seres vivos submetem-se a ciclos, pois ora apenas no corpo planetário.
  Os empiristas e materialistas "abominam" a ideia, para eles absurda e incompreensível, de que a matéria prima de tudo aquilo que consideram "concreto" no universo seja fonte não local e atemporal, por isso equivalente à proclamação da existência d uma consciência transcendente ao tempo e ao espaço, o que representaria a derrocada de tudo que o intelectualismo materialista pretendeu e pretende na esfera do conhecimento humano. Quiçá a aceitação de uma realidade espiritual como base de toda ,manifestação física captada pelos sentidos humanos. O paradoxo, entretanto está evidenciado a partir dos avanços da Física moderna.Muitos trabalhos realizados ao âmbito da Física Quântica permitiram a construção de um princípio não-local atuante sobre objetos quânticos separados a grandes distâncias .Em 1982, a aceitação de um princípio não local de natureza transcendente ao tempo e ao espaço o correu a partir de uma experincia feita por Alain Aspect. e seus colaboradores.A experiência forneceu evidência inequívoca de dois fótons correlacionados influenciam-se instântaneamente,mesmo estando a grandes distâncias.
  É importante  que se compreenda que em Física Quântica um fóton(Quantum de Luz), não possui atributo algum antes de um observador e pesquisador realizar mensurações com eles. Os "objetos quânticos" são apenas possibilidades.É a nossa observação-participação da consciência-que irá causar o "colapso' do objeto quântico, tornando assim uma partícula mensurável.De que modo a conexão entre os fótons pode ser mantida instântaneamnete e independente da distância dos mesmos? A conclusão é que a conexão ocorre por meio de um domínio não local da consciência e manifestada aos nossos sentidos.
  No consenso básico do dualismo matéria-espírito caberiam as indagações:
-Que seria um universo puramente material? Um amontoado de párticulas desconexas.
-Que seria um universo puramente espiritual? Uma consciência imanifesta.
  Sem o espírito a matéria não teria sentido assim como sem uma forma(ainda que com matérias mais sutis) o espírito não teria como se manifestar.
  A realidade que é o todo abarca o ponderável e o imponderável, o objetivo e o subjetivo, sendo a consciência a usufruidora de ambos os aspectos.
  Todos os seres vivos da Biosfera estão sujeitos a lei do ciclo vital, ou seja nascem, crescem e experimentam certa plenitude orgânica, declinam e inexoravelmente morrem. Se considerarmos o pr´prio Planeta Terra como um organismo vivo-concepção da Teoria de Gaia-ele também é mortal, ainda que com um ciclo temporal bastante longo.Até mesmo as estrelas nascem e morrem.
  Algumas combinações favoráveis podem prolongar a vida do ser humano na dimensão orgânica. Dietas bem balanceadas com menos toxinas,mais anti-oxidantes e dosagens equilibradas de carboidratos. e proteínas, execução diária de Hatha -Yoga, consumo moderado de vinho nas refeições e processos cirúrgicos compat´veis com os avanços da medicina são algumas dessas medidas.Pesquisas da genética molecular estão a sugerir que, em um futuro não distante a "chave" para que o DNA regenere as células que estão envelhecendo será encontrada, e garantirá um grande prolongamento da vida humana. Mas, positivamnete, se isso ocorrer, ainda assim o homem biológico continuará a ser mortal.
  Alguns homens se vangloriam e se satisfazem com uma espécie de " imortalidade' de suas personalidades através de produções de obras que ganham o reconhecimento na cultura desta e das futuras gerações.Seus nomes ficariam imortalizados nas memórias de muitas gerações. outros acreditam que se imortalizaram através  de seus genomas transmitidos aos descendentes. Não é difícil cosnstatar que tais concepções sobre a imortalidade são , na verdade evasivas do pensamento do homem diante da constatação de que seu tempo na Terra é breve.
  Os inúmeros fatos de E.Q.M. (experiências de quase morte) e certos casos de mediunidade(canalização)sugerem que há um princípio no homem que sobrevive aos o fenômeno da morte física. Há alguns casos de E.Q.M. em que as pessoas se lembram com detalhes de fatos de suas vidas regressas.O nome que se dá  a esse princípio varia de uma doutrina para outra.Se "espírito", "alma" ou "atman", não importa.Afinal a palavra não é a coisa.
Considerando essa sobrevivência poderíamos indagar:seria esse princípio imortal o acervo de nossas memórias identificações  e experiências obtidas ao longo do tempo?Ou seria uma espécie de consciência individual, com possibilidades de aprendizagem e ampliação de consciência?
  Se um homem se encontra relativamente limitado em sua percepção condicionado por alguma ideologia, que por alguma razão lhe soou como agradável,mas que na verdade está freando a expansão do seu ser-for assaltado repentinamente pela morte, sobreviverá. entretanto não necessariamente terá alcançado aquilo que todos os autêncticos mestres espirituais da humanidade denominaram de conquista da imortalidade. "Naturalmente que esses mestres não acariciam a ideia de imortalidade de nosso "ego", nossa personalidade que pode e deve der reformulada e refinada aqui e agora, a partir da expansão da nossa consciência.
  Jesus Cristo-arauto imortal da Divindade foi incisivo ao dizer:"Quem beber de minha boca se tornará como eu,e eu serei o que ele é.E as coisas ocultas lhe serão reveladas."Nessa sentença do Evangelho de Tomé, encontrado em 1945 num antigo cemitério de Nag Hamamadi no Alto Egito, o mestre revela aos díscipiulos que a "vivência(conscientização plena),de seus ensinamentos é a base legítima para a conquista da imortalidade.Matéria,Espírito,vida,morte,sobrevivência e imortalidade coexistem no grande TODO.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA MISTÉRIOS DA NATUREZA.
http://www.dmdigital.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário