COMO ANDA A FAUNA BRASILEIRA



         O Brasil é o País com maior número de vertebrados e invertebrados do mundo. Essa gigantesca diversidade faunística decorre do tamanho e da grande variedade de ecossistemas existentes no território brasileiro.
          Apresenta a maior diversidade do mundo, de peixes de água doce, 3 mil espécies e de primatas, 78 espécies. A terceira maior diversidade de pássaros, a segunda de anfíbios e a quinta de répteis.
         Após sua separação da África, a América do Sul, durante 50 a 60 milhões de anos  foi  um continente-Ilha e por consequência surgiu em suas terras uma fauna única.
         Muitos não sobreviveram até o nosso tempo e são conhecidos através dos fósseis, entre eles estão os notoungulados, os astrapotêrios, os pirotérios e os xenungulados. Tamaduás, tatus e preguiças formam atualmente  a ordem dos xenartros ( edentados). Eles são parecidos, porque são desdentados e por terem articulações adicionais entre as vértebras.
         Os marsupiais americanos são a prova de que existiu o continente Gondwana, pois somente a Austrália possui uma elevada diversidade de marsupiais.Aqui no Brasil os descendentes vivos são os gambás e os cuícas.
          Alguns animais conseguiram alcançar a América do Sul, depois do isolamento do continente, mas, antes que o mar se transformasse numa barreira geográfica intransponível. Isso inclui os primatas do novo mundo.
         Os macacos de nariz chato possuem  o mesmo antepassado no continente africano que os macacos do velho mundo. Encontraram uma terra fértil para se diversificarem na América do Sul, por isso, o Brasil é hoje o país com a maior diversidade de macacos do mundo e novas espécies continuam sendo identificadas. Os dois grupos principais são os Micos e os Saguis, macacos pequenos com as cabeças enfeitadas e belas pelagens; e os macacos cebídeos semelhantes aos do velho mundo.

         Vários mamíferos atuais da América do sul descenderam de espécies que já estão extintas. Dos recém-chegados, temos as onças pintadas, onças pardas, lobos-guarás, pacas e antas.