QUAIS SÃO AS CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

       

            Por estimativas feitas pelo climatologista Richard Linzen do Instituto de Tecnologia de Massachusetts ( MIT ), a cada 1 grau de aquecimento global causado pela emissão de CO2 o vapor de água poderia contribuir com o acréscimo de 0,7ºC. Estudos feitos  pela equipe da cientista Suzan Solomon, da Noaa ( Agência do Governo do EUA, que estuda os oceanos e a atmosfera) demonstram, através de dados obtidos por satélites e por balões meteorológicos, que a quantidade de vapor de água na estratosfera cresceu a partir da década de noventa, sendo responsável por cerca de 30% do aquecimento global naquele período. Em síntese, a água na atmosfera potencializa o efeito do CO2 e amplia o efeito estufa. Pelo fato das nuvens serem brancas,elas refletem a luz solar de volta para o espaço, minimizando o aquecimento do globo terrestre.
            Nuvens situadas até 2 km de altitude possuem esse efeito, entretanto, as nuvens posicionadas na alta atmosfera, ou seja, a mais de 6 km, por serem frias, possuem efeito inverso, ou seja, favorecem o efeito estufa, pois, retransmitem o calor recebido do Sol para a Terra. Pelo IPCC ( Agência da ONU  que estuda o aquecimento  global) as nuvens podem acrescentar de 0,4 a 2,3º C à temperatura do Planeta.
            O aumento do CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis contribui para o efeito estufa planetário, e em decorrência acarreta o derretimento de algumas geleiras, que por serem de cor branca refletem os raios solares e auxiliam na regulação térmica do globo. Com o derretimento, a água do mar fica mais quente, a taxa de evaporação sobe e o aumento do vapor de água na atmosfera somado ao efeito do CO2 ampliam o aquecimento global. Quanto mais quente, maior a evaporação. Na forma gasosa, a água possui uma capacidade de reter calor quase tão significativa quanto a do CO2 para o efeito estufa. Se há mais vapor de água na atmosfera, mais calor é retido, os mares ficam mais quentes e o processo de aquecimento é realimentado.
            O Sol é outro fator que se relaciona com as mudanças climáticas. Por apresentar atividades cíclicas com períodos mais e menos intensos a quantidade de radiação que chega à Terra é variável. Alguns cientistas da NASA afirmam que o Sol contribuiu para o aquecimento global durante o século XX com cerca de 0,1 a 0,76ºC. Na primeira década do século XXI a nossa estrela, provedora de toda a vida orgânica do planeta, esteve numa fase de calmaria, entretanto, a NASA prevê que a partir de 2013 a radiação solar deve ser intensificada.
               O cientista Lon Cao da Universidade de Stanford descobriu que as plantas podem piorar o aquecimento global. Ele constatou que a elevação da taxa de CO2 modifica a fisiologia vegetal,pois além de realizarem a fotossíntese, as plantas transpiram e com isso retiram calor do próprio organismo para resfriarem a superfície do Planeta. Porém, quando há excesso de CO2 as plantas transpiram menos. Os cientistas de Stanford afirmam que a redução atual na transpiração das plantas da biosfera responde por 16% do aquecimento global. O excesso de CO2 afeta os estômatos das folhas comprometendo a refrigeração de si mesma e em decorrência do ambiente.

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 
http://www.dmdigital.com.br/ .

ALIMENTOS QUE PREVINEM CÂNCER

       


            Os tumores cancerígenos resultam de mutações deletérias que ocorrem na molécula de DNA e causam danos no sistema de controle das divisões celulares, denominadas mitoses. Essas divisões se encarregam de fazer a reposição de milhões de células do corpo para substituírem as que morrem diariamente, entretanto, certas alterações genéticas podem levar as células a se multiplicarem de forma desordenada. Uma célula com alguns genes adulterados, propaga erros às demais células que são formadas a partir de várias divisões sucessivas (mitoses). O resultado dessa multiplicação caótica é a formação de um amontoado de células desobedientes - o tumor. Se as células do tumor se restringem ao local onde ele se forma,o tumor é benigno, mas, se as células desobedientes passarem para a corrente sanguínea ou linfática e invadirem outros tecidos do corpo originando novos tumores, ele será considerado maligno ou câncer.
             No processo conhecido por metástase as células tumorais malignas se disseminam no corpo, colonizam outras áreas e formam novos tumores. De acordo com a teoria mais conservadora para a origem do câncer devem ocorrer de três a vinte mutações em uma sequencia definida para que uma célula normal se torne uma célula maligna. Essas alterações atingem os genes denominados “genes supressores” e “oncogenes”. Os supressores são os que determinam a produção de proteínas com capacidade de impedir a multiplicação de células que acumulam erros no código genético, uma delas é a proteína conhecida como “P53” que ativa a apoptose, processo de autodestruição da célula com DNA lesado.
            Devido à P53 o organismo deixa de formar muitos tumores cancerígenos, pois a primeira célula com erros genéticos acumulados é destruída antes que haja a produção de clones celulares com os mesmos erros.
            Os oncogenes, por sua vez, são os genes que estimulam as divisões celulares, portanto, as mutações neles podem fazer com que as células se reproduzam indefinidamente.
            Os tumores deveriam parar de crescer devido a problemas de nutrição, mas infelizmente, a maioria deles possui capacidade de induzir a formação de novos vasos sanguíneos, processo esse, conhecido como angiogênese.
          
             NUTRIENTES E ALIMENTOS QUE FAVORECEM A DEFESA DO CORPO, PREVENINDO O CÂNCER:

             1)    RESVERATROL : Atua na inibição de novos vasos sanguíneos em tumores, portanto, dificultando a difusão de células malignas.
     Alimentos:Uva, vinho, suco de uva, romã, amendoim.

         2) FIBRAS : Durante o processo digestivo, as fibras solúveis são                   fermentadas por bactérias benéficas, que produzem o ácido                           butírico, inibidor do crescimento de células malignas. Fibras                           insolúveis facilitam a digestão e assim, previnem câncer.
Alimentos: Aveia, arroz integral, trigo, lentilha e cevada (ricos em fibras insolúveis) e frutas (ricas em fibras solúveis )
         3)    LICOPENOS : São poderosos antioxidantes que atuam na                        prevenção do câncer de próstata.
Alimentos: tomate, caqui, goiaba, melancia, beterraba, pimentão vermelho, morango, pimenta vermelha, rabanete, cereja.
4 ).ISOFLAVONA :  Quando consumido por longo tempo, previne câncer de mama.
Alimentos: Soja.
5.) GINGEROL : Excelente antioxidante.
Alimentos: Gengibre.

6. CURCUMINA: Apresenta ação antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana.
Alimento: Curry.

7. ÔMEGA 3: Estudos sugerem que ele promove alterações na membrana plasmática das células malignas, bloqueando sinais específicos, necessários ao seu crescimento.
Salmão, sardinha, bacalhau, arenque, trufa, atum, avelã, soja, nozes, abóbora.

8. SULFORAFANO : Atua como antioxidante.
Alimentos: brócolis, repolho, couve-flor.  

       9) EPIGALOCATEQUINA  GALATO
          Quando o consumo diário for elevado, cerca de 1 a 2 litros por dia,terá           atuação no bloqueio da multiplicação de células malignas.

Alimentos: Chá verde.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 
http://www.dmdigital.com.br/ .

A DEGRADAÇÃO DA GENEROSA MÃE TERRA


A Mãe Terra é a generosa casa de todos nós humanos e dos outros reinos que também fazem parte da comunidade planetária.Entretanto,o extraordinário sentimento de se ser cidadão do planeta com livre acesso a todos os bens metaindividuais – água, ar, alimentos, belezas naturais – ainda não sobrepuja o sentimento separativista que em geral domina a mente e o coração humano.
Quando a Carta da Terra passou a ser aceita pela UNESCO a partir de 2003 após muitos anos de discussões envolvendo pessoas de universidades, centros de pesquisas, comunidades indígenas e instituições religiosas, esperava-se que esse documento com o valor de uma Declaração de Direitos Humanos pudesse assegurar a punição de todos os agressores à dignidade da Terra em qualquer lugar do mundo. Por que tanta dificuldade em tornar real o que foi idealizado nessa excepcional Carta e em tantos outros textos? Naturalmente porque há um enorme hiato entre o que um homem idealiza e fala e aquilo que de fato ele é e faz.
Considerando que os padrões que norteiam a maioria dos modos de produção e consumo no Planeta estão gerando uma gigantesca devastação ambiental e concomitantemente uma brutal extinção da biodiversidade, o que significa uma progressiva e perigosa perda da sustentabilidade planetária, é urgente, por parte das autoridades governamentais e instituições não governamentais estabelecerem as bases para a imediata criação de um Fórum Mundial Permanente com foco nas questões ambientais.Tivemos a ECO-92 e só vinte anos depois o Rio + 20.Um “foguinho na mata” só vira um incêndio se for permanentemente oxigenado.
O advento de uma nova racionalidade que insistimos em denominar de “racionalidade ambiental”,por se tratar de uma nova mentalidade não calcada na lógica positivista,mas, que leva em conta a inteligência emocional e se sustenta em uma axiologia que desbanca a terrível inversão que coloca a Ecologia em posição submissa à Economia. Na verdade,esse advento é o advento do homem novo, o homem profundamente tocado pelos sentimentos de solidariedade, primeiro com o próprio homem, e por natural compreensão, com o restante da comunidade planetária. O homem capaz de fazer aumentar a nossa dose de atenção para que possamos reconhecer os  homens de rapina que compactuam para a degradação do homem e do planeta, pois esses, geralmente estão camuflados por um tipo de ecologismo hipócrita que atua como amortecedor para  alcançarem seus nefastos objetivos. 

Uma nova dimensão de comunhão entre o homem e a Terra, compatível com a ecoviabilidade em um mundo sustentável, é algo que só pode emergir da compreensão nascida a partir da constatação da aviltante degradação que o homem – não obstante, tanta retórica, leis, documentos, etc. – fez e continua fazendo à sua generosa Mãe Terra.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL 
http://www.dmdigital.com.br/ .