Plantas Medicinais – O Código Genético Floral possui a escrita bioquímica para as curas das doenças humanas?

ARTEMISIA


          Plantas Medicinais – O Código Genético Floral possui a escrita bioquímica  para as curas das doenças humanas?

           Em conformidade com suas propriedades medicinais,as plantas existentes na biosfera podem ser classificadas em
- Sedativas, quando seus princípios ativos atuam sobre o sistema nervoso colocando-o em padrão harmônico compatível com a calma.
- Anti-sépticas, quando desinfectam.
- Béquicas, se atuam contra a tosse.
 -Depurativas, se purificam o sangue e a linfa.
- Aperientes, se atuam estimulando o apetite.
- Adstringentes, quando provocam a contração de tecidos de revestimento e, portanto, combatem inflamações da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais etc.
-Diuréticas, quando estimulam a eliminação de urina.
- Carminativas, se atuam na eliminação de flatulências (gases) do estômago e do intestino.
-Eméticas, se induzem o vômito, quando há necessidade de provocá-lo, devido a processos de intoxicação.
-Emolientes, se atuam amolecendo tecidos endurecidos por abscessos, inflamações, ulcerações, contusões, etc.
 -Expectorantes, quando atuam sobre as vias respiratórias visando a eliminação do muco retido nos brônquios e bronquíolos.
-Estimulantes, se estimulam células e órgãos a gerarem mais energia para as funções vitais do organismo.
-Antipiréticas, se combatem a febre.
-Purgativas, se provocam e aceleram os processos de evacuação.
 -Tônicas, se combatem a debilidade, fraqueza, anemia e fortalecem o organismo como um todo.
-Hemostáticas, se combatem hemorragias.
 -Sudoríficas, se induzem a sudorese.
-Vulnerárias, quando são utilizadas para curar ferimentos.
-Vermífugas, se atuam contra verminoses.
CAMOMILA
            As plantas de caule tenro e não lenhoso são ervas, diferentemente das árvores que são plantas lenhosas dotadas de tronco e ramos na parte superior, em geral com mais de três metros de altura

           Algumas Plantas Medicinais pesquisadas:

-Arruda: Nativa do sul da Europa e adaptável a solo permeável e seco. É rica em rutina e possui um odor intenso. Apresenta propriedades digestivas e é utilizada na indústria de licores.
            Poder natural: Através de adequada manipulação e dosagem, pode ser utilizada no tratamento reumático, como antiinflamatório para os olhos, contra dores intestinais e contra oxiurose
-Artemísia (ou absinto): originária da Eurásia, possui aspecto esbranquiçado, é amarga e de forte aroma. A “Artemísia absinthium” produz um óleo verde e volátil que é o ingrediente básico do Absinto, um licor que pode, em altas doses, provocar convulsões epiléptiformes.
            Poder natural: Através de adequada manipulação e dosagem, pode ser utilizada contra cólicas menstruais, como desinfetante, como auxiliar no tratamento de epilepsia e para ativar a circulação.
-Arnica: Natural das regiões montanhosas da Europa. É bastante usada para combater as várias formas de traumatismos. É indicada nos casos de batidas, contusões, esmagamento, dores musculares, reumatismos, gota, etc. Facilita a reabsorção de líquido proporcionando rápido alívio das dores que se relacionam com essas alterações.
            Poder natural: Pode ser utilizada nas contusões, nos casos de traumatismo e para aliviar dores reumáticas.
-Anis: No Brasil pode ser confundido com o Funcho e o Aneto. Possui um óleo rico em Anetol. Esse óleo é tóxico em doses elevadas, mas em doses menores é inofensivo, sendo muito utilizado na produção de balas, doces e algumas bebidas.  A semente é utilizada em medicina natural. Estimula o trabalho gastrointestinal, combate diarréias, alivia cólicas intestinais e atua também como antiinflamatório.
            Poder natural: Suas propriedades servem para eliminar gases intestinais, estimular a digestão e combater o mau hálito.
-Alfazema: Planta arbustiva, largamente cultivada para a fabricação de perfumes, sabonetes e outros produtos cosméticos. Atua como antiespasmódico, anti-séptico urogenital, cicatrizante, diurético e vermífugo.
            O chá de Alfazema na Idade Média era denominado “lavanda” e era servido em travessas após as refeições.
            Poder natural: Pode ser utilizada contra leucorréia, no tratamento de bronquite e asma e no fortalecimento dos cabelos.
-Girassol: Suas flores se voltam para a direção da luz solar e vão girando sobre o pedúnculo ao longo do dia. Daí o nome “Girassol”.
             A parte mais utilizada da planta é a semente. Essa possui óleos insaturados, proteínas e carboidratos. O óleo de Girassol é amplamente utilizado na culinária, devido a seu valor nutritivo.
            Poder natural: É utilizado no alívio de dores de enxaquecas, como antigripal, como cicatrizante e para combater a febre.
            Todas as plantas medicinais que são benéficas e curativas podem também fazer mal à saúde. Para que haja bons resultados é necessário conhecê-las, prepará-las adequadamente e ministrá-las em doses corretas.
            O Patrimônio Genético existente na Flora da Biosfera possui genes que executam a síntese de produtos bioquímicos diversificados e complexos que devidamente compreendidos pela consciência, podem representar a prevenção e a cura de muitas doenças humanas. Todas as receitas estão gravadas no DNA das células de cada espécie, portanto, é imprescindível preservá-las, de preferência em  ecossistemas naturais. 

GIRASSOL

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL
http://www.dmdigital.com.br/ .

A resposta que calou o mundo. A internacionalização da Amazônia.


ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!
SHOW DO MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado
sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. 

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr. Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou
diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço."

"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser
internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

"Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário
ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,
como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas
mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

"Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.
Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia
seja nossa. Só nossa!

Vida Sustentável – Uma mutação existencial.





        No passado, temas relacionados com a sustentabilidade estampavam na mídia apenas como manobra de marketing. Quando um produto agregava um certificado ou um selo que demonstrava cuidados com o meio ambiente, seu valor crescia junto aos consumidores conscientes da questão ambiental. Modernamente, os caminhos do desenvolvimento sustentável se alargam e a Ecologia aplicada pode ser verdadeiramente um bom negócio.
            O Brasil é o país que mais recicla latas de alumínio no mundo, o equivalente a 15 bilhões de unidades por ano, com um rendimento de mais de 380 milhões de reais. Lidera também a reciclagem de garrafas PET. São mais de 250 mil toneladas por ano com um rendimento próximo a 300 milhões de reais. Além do enorme benefício ao meio ambiente, pois todo esse material seria sucata de difícil degradação por bactérias e fungos que atuam na reciclagem de matéria, as latas de alumínio e garrafas PET recicladas representam uma desaceleração na exploração de recursos naturais – que não são ilimitados – e uma diminuição da poluição por material plástico. Além disso, a reciclagem agrega valores humanos, tanto em relação à oferta de trabalho quanto na exemplificação palpável de educação ambiental
            Os talões de cheques feitos com papel reciclado, a substituição de sacos plásticos por sacolas retornáveis ocorrendo em muitos supermercados e a valorização da extração e comercialização de madeira proveniente de manejo sustentável das florestas, evidenciam que as questões relacionadas ao impacto ambiental decorrente de atividade antrópicas são uma preocupação presente em todos os segmentos da sociedade, ainda que a consciência ecológica seja um alvo, que por enquanto, não foi alcançado pela maioria dos homens.
            Uma companhia que investe em tecnologias limpas e comprova uma diminuição significativa na emissão de gases de efeito estufa através de um certificado de crédito de carbono, pode negociar os créditos com outras empresas que necessitam reduzir suas emissões, por apresentarem débito ambiental. No mercado financeiro esses créditos de carbono possuem um valor monetário real. Na Organização das Nações Unidas, a Iniciativa pelos Princípios para o Investimento responsável (PRI), constitui uma rede de investidores comprometidos a colocar em prática alguns princípios que se relacionam à responsabilidade social, ambiental e corporativa. As duzentas maiores corporações do mundo fazem parte do conselho mundial de negócios pelo desenvolvimento sustentável. Entre elas está a Petrobrás.
            Empresas estatais ou privadas possuem filosofias de trabalho e padrões de relacionamentos que decorrem do nível de consciência de seus gestores e de seus membros em geral. A transição de uma mentalidade focada em uma economia de exploração para uma mentalidade focada em economia sustentável pressupõe uma radical mudança de referenciais de valores por parte dos indivíduos. Faz-se necessário que ocorra uma mutação na consciência de cada indivíduo, uma espécie de “metanóia” em relação aos condicionamentos estratificação na memória. Desfocar-se do “eu” produzido pelo meio social e se perceber pensando, falando e agindo em conformidade com identificações estabelecidas na penumbra da consciência.
            A propagação de idéias de sustentabilidade, de suas viabilidades e até de vantagens pragmáticas, é necessária, entretanto, a mente do homem possui uma forte tendência de  “ver” e “ouvir” apenas aquilo que vai de encontro aos seus próprios anseios e interesses pessoais.
            Sustentabilidade se alinha com solidariedade, com distribuição de riquezas, com um novo direcionamento social e existencial. Não pode ser concebida como um novo segmento que deva se adequar a um contexto caracterizado pela mentalidade fragmentada que divide os homens e os afasta da natureza.
           Em decorrência dos imensos danos que a humanidade já causou na biosfera, a recuperação, preservação e  proteção dos ecossistemas naturais devem ser prioridades máximas nas pautas e ações governamentais das Nações dos quatro quadrantes da Terra.


O Brasil é um grande campeão na reciclagem de latas de alumínio.Essa atividade ,além de beneficiar o meio ambiente,retirando-lhe as sucatas,é altamente rentável e oferece oportunidade de trabalho a muito indivíduos.


 Essa máquina é utilizada para reciclar garrafas PET.O material plástico é reutilizado ,não degradando o meio ambiente com lixo que levaria séculos para ser biodegradado.Gera trabalho e renda anual de milhões de reais


 Em decorrência de atividades antrópicas,sobretudo do setor industrial,a enorme quantidade de emissão de gases de efeito estufa, provavelmente está contribuindo para o aquecimento do planeta.Urge uma mudança profunda no modo do ser humano se relacionar com  a biosfera e nos referenciais  que ele adota como indicativo de qualidade de vida.





MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA  TERRA SUSTENTÁVEL
http://www.dmdigital.com.br/ .