NASA DESCOBRE VIDA EXTRARERRESTRE OU BIOSFERA OCULTA

Lago Mono é um meio inóspito porque possui altíssima salinidade, pH elevado e alta concentração de Arsênio.
        (Descoberta da bactéria GFJA-1, que utiliza o elemento químico arsênio no lugar do fósforo. Segundo Douglas Galante, coordenador do laboratório de Astrobiologia do Hemisfério Sul, é só a "pontinha do iceberg"da quantidade de organismos que ainda não conhecemos e que são diferentes de tudo já conhecido)

        A notícia sobre a descoberta de uma báctéria capaz de sobreviver em um meio  contendo elevadas quantidades do elemento químico arsênio, altamente tóxico para o ser humano, deixou perplexa a população  mundial, especialmente a parcela que representa a comunidade científica. Não tanto pela sobrevivência da bactéria em um meio considerado extremista, como é o caso do Lago Mono na California, que apresenta salinidade três vezes superior a média de salinidade dos oceanos, um Ph elevadíssimo e uma concentração muito alta de arsênio, mas, principalmente pelo fato da astrobióloga Felisa Wolfe – Simon  afirmar que a análise das amostras dão fortes indícios de que o DNA da bactéria do grupo das halomonadaceae batizada como GFJA-I possui em sua estrutura o elemento químico arsênio(As), no lugar do fósforo.
            É importante lembrar, que até então, a Ciência admitia que todos os seres vivos conhecidos na biosfera do nosso Planeta deveriam ser constituídos em sua base primordial por Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre(C,H,O, N, P, S). Esses seis elementos seriam os elementos imprescindíveis para a construção de biomoléculas essenciais a sobrevivência de qualquer organismo.
            A partir da descoberta da bactéria GFJA-I,  a equipe de pesquisadores de astrobiologia da NASA assim se pronunciou: “Trata-se de uma descoberta com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre”. Se como  afirma Felisa e sua equipe financiada pela NASA, a bactéria possui DNA com arsênio no lugar do fósforo e se reproduz em meio rico nesse elemento químico, as implicações dessa concepção científica sobre as restritas condições exigidas para a existência de vida terão que ser reavaliadas. O que se tinha como parâmetro para a existência dos seres vivos será suficiente para a busca de pista e possíveis identificações de novas formas de vida, seja na chamada “Biosfera Oculta” da Terra ,seja em outros planetas do cosmo.
            Para a astrobióloga Pâmela G. Conrad, a bactéria descoberta no Lago Mono pode ser uma espécie de vida primitiva. Ela acredita que as primeiras bimoléculas de DNA e outras moléculas básicas podem ter surgido num passado muito remoto a partir de incontáveis experimentações com diversos tipos de elementos químico nas suas formações.       
            Pâmela pensa que a bactéria GFAJ-l seja terrestre, pois na sua visão, ainda sabemos muito pouco sobre o nosso Planeta, contudo     ela não descarta uma possível origem extraterreste para a bactéria. Muitos cientistas do mundo inteiro diz ela, especulam sobre as possibilidades de metabolismos e estratégias de vida alternativas ainda não observadas. E finaliza: “Prevejo que ainda observaremos muitas coisas incomuns com relação à vida”.
          O coordenador do laboratório de astrobiologia do hemisfério sul-Douglas Galante,comenta que a descrição dessa bactéria é de de uma E.T vivendo entre nós,porque possui um metabolismo diferente de todos os organismos que conhecemos.Para ele, essa descoberta é só a pontinha do iceberg da quantidade de organismos que ainda não conhecemos e que são diferentes de tudo já conhecido.
CRÍTICA À PESQUISA DA EQUIPE DA NASA
            Alguns cientistas se mostraram céticos em relação a notícia divulgada pela NASA, após avaliarem detalhadamente o artigo publicado na revista Sciencie sobre a pesquisa da equipe liderada por Felisa. Eles colocam em dúvida se a bactéria GFAJ-l incorporou realmente arsênio em seu DNA. A alegação principal foi de que é improvável que o fósforo seja subtituído por arsênio, pois os compostos formados com arsênio se “quebram” facilmente na presença de água. Além disso, argumentam que as amostras podem ter sido contaminadas com arsênio levando a falsos resultados.
            Felisa e a equipe de pesquisadores financiados pela NASA se defenderam afirmando que seguiram rigorosamente os protocolos padrões de extração de DNA,“lavando” as células antes da análise, com o intuito de eliminar o arsênio livre, com isso o arsênio identificado nas amostras será do DNA  e de algumas outras biomoléculas. Em face a todos os questionamentos, disse ela: “Esperamos trabalhar com outros cientistas diretamente ou disponibilizando células e fornecendo amostras de DNA para especialistas fazerem suas próprias análises afim de compreenderem melhor a descoberta.
            Polêmicas continuam fervilhando no meio acadêmico, mas, uma coisa é certa, nenhum dos detratores da equipe da NASA negou a possibilidade de que a bactéria GFJA-l, tal como foi relatada, seja possível.
            Vale lembrar que o professor e  cientista Roger Summons, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) foi coautor de um trabalho publicado na revista Sciencie em 2007 sobre vida extraterreste, sustentada na pesquisa biológica com base no elemento químico arsênio.

Pesquisadores dedicados utilizam o laboratório de astrobiologia para tentarem descobrir novas formas de vida.
BACTÉRIA – BASE PARA A VIDA DA BIOSFERA

            As bactérias são organismos unicelularares procariotos, ou seja, possuem seu DNA (genoma), imerso em uma massa gelatinosa(coloidal), denominada citosol. Possuem ribossomos que são organóides capazes de sintetizar proteínas, mas, não são dotadas de mitocôndrias que são organóides especializados na produção de moléculas energéticas conhecidas como ATP.(Adenosina Trifosfato), Tanto nos organismos unicelulares quanto nos pluricelulares, incluindo o homem, é o ATP que fornece a energia necessária para as diversas atividades metabólicas do corpo. Nas bactérias, o ATP é sintetizado a partir de enzimas localizadas na membrana plasmática. Sem bactérias não seria possível existir vida(como hoje a conhecemos) no nosso Planeta. Elas respondem por grande parte dos processos de decomposição de matéria orgânica (reciclagem da matéria), atuam em simbiose com outros organismos beneficiando-os. Algumas delas fertilizam o solo, outras realizam fotossíntese produzindo matéria orgânica e gás oxigênio para outros seres vivos. Certas bactérias como as cianobactérias presentes no plâncton dos oceanos, retiram o gás Nitrogênio do ar e o disponibilizam para a teia alimentar do oceano, processo sem o qual ,toda a vida existente nos mares seria eliminada e devido ao consequente desequilíbrio ecológico, em todos os biomas terrestres.
            No corpo humano estima-se que exista um número de bactérias dez vezes maior em relação ao número de células. O corpo de um homem adulto é constituído por cerca de cem trilhões de células, portanto, nele habitam algo em torno de um quaquilhão de bactérias.
            A bactéria está na base da vida existente em nosso planeta. Dezenas de milhões de tipos de bactérias estão atuando nos processos de “construção”e de “destruição” em toda a extensão da biosfera.
            Não sabemos ainda o significado da descoberta da bactéria GFAJ-I, mas ela abre novas perspectivas de compreensão acerca das condições bioquímicas necessárias ao surgimento da vida e amplia os horizontes para a inteligência humana sondar. Provoca a mente investigadora ,instigando-a a romper os limites estabelecidos pela convicção de uma ciência supostamente infalível.
            A reação de parte da comunidade científica, ao colocar em dúvida , o valor do trabalho da equipe de astrobiologia da NASA ,exigindo provas mais contundentes, é compreensível . Muitos anos se passaram até que a maior parte da comunidade científica admitisse de forma inquestionável a supremacia da teoria da relatividade de Einstein sobre a visão da mecânica clássica de  Newton.
            Na imensidão do Cosmo, o planeta Terra teria sido o único planeta  privilegiado  com um sistema bioquímico capacitado a  expressar a vida? Tal concepção,não seria própria de uma mentalidade,no fundo, geocêntrica?

Bactéria GFJA-1 encontrada na Califórnia pode pertencer à chamada "biosfera oculta" ou ser de origem extraterrestre.


MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA TERRA SUSTENTÁVEL
http://www.dmdigital.com.br/ .


Economia fundamentada na ecologia para um futuro desejada


           

                 Tanto a ciência da Economia quanto a ciência da Ecologia possuem a raiz “eco” que significa “casa”. A Economia reúne conhecimentos que visam gerenciar a “casa “e a Ecologia conhecimentos sobre a “casa”. Para se gerenciar a casa com maestria é necessário conhecê-la bem. Portanto, uma economia cujo modelo se baseia na concepção de que o Homem é o sujeito  e a Natureza  é o objeto de sua manipulação e exploração é uma economia cega que  compromete inevitavelmente os recursos naturais e  coloca em ameaça a biodiversidade dos ecossistemas e  logicamente da própria espécie humana.
                 A Economia, em seu devido lugar, deve ser um instrumento cognitivo a serviço  do bem estar de todos os seres humanos.Não é concebível que ela se sobreponha de forma inconsequente aos imperativos sociais  e ambientais, utilizando –se de modelos  inadequados que partem da  falsa premissa  de que  a natureza  é dotada de recursos ilimitados  para garantir a sobrevivência humana.
                A Economia que doravante deve nortear o desenvolvimento para um futuro harmônico desejado é a economia contextual – economia sustentável-que não pode mais se equivocar  quanto ao que seja progresso e evolução social. No passado as sociedades se desenvolviam a partir dos recursos naturais, sem nenhuma preocupação ambiental e sem consequências desastrosas relevantes, porque o Planeta  era relativamente vazio e  com uma teia  de necessidade consumista modesta ,portanto tinha uma demanda de produtos que não  causavam impactos suficientes para excederem a capacidade  suporte de recuperação dos ecossistemas
Metas que visam crescentes produtividades em vários setores de produção industrial  e até mesmo no setor agropecuário,sem levar em conta o enorme impacto ambiental  daí decorrente, demonstram que grande parte das mentalidades que deliberam políticas públicas e influenciam nas práticas empresariais estão desconexas de uma consciência sistêmica e continuam pautando suas ações embasadas na  idéia de que o lucro e o dinheiro estão acima de todas as outras coisas. Foi pelo viés da economia focada em princípios capitalistas cujo primado sempre foi o lucro pelo lucro e não a criação de riquezas para o crescimento do povo e da nação que o quadro de sustentabilidade planetária se tornou sombrio nesse início de terceiro milênio. A Economia deve agora trabalhar em sentido diametralmente oposto, deve se valer dos valiosos conhecimentos da ecologia dimensionando com precisão  os detalhes da “casa” para gerenciá-la ,e deve também alocar recursos na cadeia de serviços que orbitam em torno da questão ambiental. A sociedade como um todo deve permanecer vigilante em relação aos gestores em quem depositou confiança. Qualquer  vacilo, desonestidade, descomprometimento em relação aos bens metaindividuais deve ser prontamente repudiado pela sociedade organizada e cada vez mais consciente. As duas ciências devem estar  “mutualisticamente” unidas para que essa e as próximas gerações conheçam um novo significado de progresso.

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA TERRA SUSTENTÁVEL
http://www.dmdigital.com.br/ .

A luz física e a luz do intelecto





  Na alvorada de um novo tempo a luz do 
intelecto vai se intensificar no ser humano.
   Assim como a luz física é percebida pelo olho do ser humano e não poderia lhe dar o sentido da visão sem a existência desse, a luz intelectual só pode ser percebida pelas inteligências que são capazes de vê-la. Trata-se de uma luz interior, sem a qual restam as trevas exteriores e conforme a palavra do Cristo nela só pode haver prantos e ranger de dentes.
                Cada ação humana leviana e má, livremente permitida e realizada sem que a Consciência proteste, apaga um pouco da luz da alma humana submetendo-a  ao império          

  
     Os homens que são inimigos da verdade podem ser comparados a crianças teimosas que se negam a agir em conformidade com a boa educação. Criam situações embaraçosas e de grande perigo e ficam desesperadamente a gritar e a chorar na escuridão de seus equívocos. A verdade e o bem nunca se divorciam, são sempre inseparáveis.
     A verdadeira fé jamais pode estar em contradição com a verdadeira Ciência. Os indivíduos que se apoiam apenas na crença, que desprezam a Ciência e o conhecimento sobre a Natureza, e os “homens de ciência” que combatem e querem aniquilar com a fé, são homens igualmente inimigos da luz e devido às suas obstinações calcadas em identificações injustificadas ficam perdidos na escuridão que Cristo mencionou.
      Houve um tempo em que um filósofo cristão: disse: “Creio porque é absurdo”.  Estamos agora no tempo em que é preciso dizer: “Creio porque seria absurdo não crer.”
            A autêntica religiosidade do homem está fundamentada na religião única e universal, cujas dissidências presentes no panorama social humano são meras aparências caricaturais dela. É o fanatismo dos ignorantes, que apartados das sublimes palavras do Salvador vociferam ódios uns aos outros para defenderem suas próprias quimeras, às raias da demência.
            A verdadeira razão reconhece que a religião é necessária e compreende em que e porque surge a superstição e o fanatismo.
            Que forças dirigem o mundo? Forças cegas que escapam ao domínio de uma Inteligência soberana e atemporal? Ou o mundo se alicerça na autêntica virtude? Mas o que o homem entende por virtude? Jejuar para dominar os impulsos da gula? Abster-se de usar por temor de ser escravo do abuso? Que pensar de um homem que possui a faculdade de sentir e de raciocinar, porém, que não lhe dá asas por temer perder a fé?
            A virtude é sempre o oposto da nulidade. É a força e a razão que dirige a  própria força, produzindo o equilíbrio dinâmico que incessantemente corrige os caminhos tortuosos dos homens que se entregam às paixões desenfreadas  e às perversas sugestões do egocentrismo doentio.
            A força invencível e soberana é a força sem violência. Os homens violentos são sempre homens fracos e inconseqüentes que terão sobre si mesmos os efeitos dos seus esforços. Na odisséia de Homero, alguns personagens elucidam essa verdade. Praticam o insulto um contra o outro para despertarem a fúria e sabem que o mais furioso, certamente será o vencido.
Na mitologia grega, o herói Aquiles personifica a paixão e o herói Ulisses personifica a virtude. Os deuses, os ciclones, Circe, as Sirenas, os elementos, ou seja, todas as dificuldades e todos os perigos assediam Ulisses. Seu palácio é invadido, sua mulher é ultrajada e seus bens saqueados. Perde os companheiros, seus navios são afundados e Ele  fica só em luta contra a noite e o mar. Aplaca os deuses,acalma as tempestades no mar,engana as sirenas, anula os feitiços e neutraliza os venenos de Circe e readquire seu palácio,elimina os que queriam matá-lo e liberta sua mulher. Qual o segredo dos seus triunfos? É que suas ações estão em sintonia com a fonte  legítima da virtude, um poder divino que pode chegar ao homem quando ele possui a brandura do coração em plena harmonia com a luz do intelecto operando com a razão.
            Esse elevado alcance filosófico e moral constitui a verdadeira essência da obra de Homero. Os personagens elucidam as fraquezas e as forças, os equívocos e os acertos, o sono e o despertar luminoso do ser humano rumando ao encontro de sua essência e, portanto da sua religação com o sagrado
                                 Apagar a luz interior falseando a consciência; perseguir, prejudicar ou ignorar os arautos da sabedoria que pulverizam as mentalidades sectárias existentes no mundo e trabalham em favor da elevação dos sentimentos e da inteligência do homem são disposições tão absurdas, que dificilmente poderíamos deixar de concebê-las como vertigens da Alma sem a luz do Intelecto .
As poções mágicas com venenos e qualquer feitiço produzido pela feiticeira Circe não podem atingir Ulisses. A luz divina que o tocou e o religou ao sagrado imunizou sua Alma contra tudo que trapaceia pelo ilusionismo.     
               Quando o Homem não censura  a consciência e está atento em relação aos sentidos e ao seu intelecto uma luz interna clareia sua razão tornando - o consciente de sua condição pensante.
 A neutralidade de Pilatos em relação a Cristo revela que Ele na verdade estava em trevas exteriores,pois o homem que não é atraído para a luz da verdade ainda não se move na Luz

MAURÍCIO TOVAR
MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DA MANHà
COLUNA TERRA SUSTENTÁVEL
http://www.dmdigital.com.br/ .